BIREME/OPAS/OMS

XI Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde
III Reunião de Coordenação da BVS Brasil
Salvador, outubro de 2006

A XI Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde e III Reunião de Coordenação da BVS Brasil, realizadas no dia 22 de outubro em Salvador - BA, contou com uma participação expressiva de mais de 130 representantes de instituições da Rede Brasileira.

Além das apresentações que mostraram o avanço dos produtos e serviços de informação da BVS e de divulgação dos resultados de desenvolvimento de áreas temáticas da BVS no Brasil, como convidado especial o Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Dr Naomar Monteiro de Almeida Filho proferiu uma conferência sobre "A informação científica e qualidade de vida", destacando as relações das e entre as ciências passando por aspectos da interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.

Também como extensão às atividades desenvolvidas na Reunião de Coordenação da BVS Brasil foram realizadas 4 reuniões técnicas de áreas temáticas da BVS:

- Reunião do Sistema de Informação Especializado em Odontologia - BVS Odontologia (23 de outubro)
- Reunião técnica da BVS Doenças Infecto-Parasitárias (24 de outubro)
- IV Encontro da Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia - BVS Psicologia (24 de outubro)
- Estratégias de fortalecimento da contribuição em saúde pública para as fontes de informação da BVS Saúde Pública (25 de outubro)


O programa da reunião foi dividido nos seguintes tópicos:

--> Abertura

A Reunião iniciou-se com uma mesa composta pelo diretor da BIREME, Abel Packer, pelo reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar Monteiro de Almeida Filho, pela Gerente do Projeto BVS MS, Eliane Pereira dos Santos representando o Ministério da Saúde, e pela Diretora do Sistema de Bibliotecas da UFBA e Presidente do XIV SNBU, Maria das Graças Miranda Ribeiro.

Os integrantes da mesa deram as boas- vindas aos participantes da Reunião e reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento da BVS no Brasil.

--> A BVS em perspectiva

Na primeira secção de temas específicos da reunião, Abel Packer fez a apresentação "BVS em Perspectiva", relatando os avanços da BVS desde a última reunião em 2004, e destacando alguns aspectos do modelo de gestão de informação e conhecimento em saúde da BVS, sua dimensão e níveis de desenvolvimento, e integração das três principais redes: BVS, SciELO e ScienTI. Falou também sobre a construção coletiva e liderança compartilhada. Apresentou o informe dos resultados do CRICS7 e ICML9 (Salvador em 2005), e ressaltou a importância da Declaração de Salvador sobre Acesso Aberto. Fez um relato sobre o desenvolvimento da BVS no Brasil e discorreu sobre as linhas de ação para a gestão e desenvolvimento de Ambientes Aprendizes e Informados no contexto da BVS a fim de maximizar o trabalho em rede. Encerrou sua fala apresentando a proposta de construção do Portal da BVS Brasil.


--> Atualização nas metodologias e tecnologias da BVS

Este tema foi apresentado pelos colaboradores da BIREME que participaram da Reunião.

Verônica Abdala, gerente da unidade Serviços Cooperativos de Informação (SCI), apresentou o tema "Cooperação em e na Rede BVS", mostrando os resultados da cooperação da Rede Brasileira na BVS, a conformação atual da Rede Brasileira e os novos recursos de pesquisa do Portal Regional da BVS.

Luciano Soares Duarte, supervisor da unidade Fontes de Informação Referencial (FIR), apresentou o estado atual e perspectivas das fontes de informação referencial na BVS, com destaque para os 20 anos da LILACS e a contribuição da Rede para LILACS. Apresentou também as principais atualizações da metodologia LILDBI-Web e o plano de capacitação dos cooperantes da LILACS. Finalizou anunciando as atualizações em andamento para o aplicativo LILACS-Express, metodologia LIS - Localizador de Informação em Saúde e metodologia SeCS que alimenta o Catálogo Coletivo Seriados em Ciências da Saúde.

Claudia Guzzo, coordenadora do Projeto BVS Saúde Pública, apresentou o BVS Site - construtor de interface de BVS, mostrando a evolução do produto desde 1999 até a versão atual (4.0). Esta nova versão permite o gerenciamento da rede de fontes de informação e conteúdos de um portal na BVS, com maior flexibilidade de layout e compatibilidade com padrão de acessibilidade W3C.

Rogério da Costa, gerente da unidade Metodologias e Tecnologias de Informação (MTI), demonstrou os avanços na "Plataforma Tecnológica e Plone-BVS", que caminha para o Open Source do ISIS (projeto BIREME-UNESCO) e uso do CMS Plone como plataforma para alimentar as fontes de informação da Rede BVS.


--> BVS Brasil e Áreas temáticas

Nesta secção foram apresentados relatos de experiências da Rede com o desenvolvimento de áreas temáticas da BVS no Brasil.

Eliane Pereira dos Santos, representante do Ministério da Saúde, enfocou o tema "Informação e Conhecimento científico em prol da saúde", destacando a missão do Ministério da Saúde e os marcos referenciais para alcançar tal objetivo. Apresentou as perspectivas da BVS no Brasil e o investimento e fomento contínuo do Ministério da Saúde para o desenvolvimento e fortalecimento do Modelo BVS no âmbito do próprio Ministério e do SUS. Fez referência à Rede BiblioSUS e à fonte de informação ColecionaSUS, e aos projetos Estações BVS, ePORTUGUESe, Biblioteca Azul e Patrimônio Cultural da Saúde.

Ilma Noronha, diretora do Centro de Informação Científica e Tecnológica (CICT/FIOCRUZ), apresentou a experiência das unidades de informação da FIOCRUZ com o desenvolvimento de áreas temáticas na BVS: aleitamento materno, doenças infecciosas e parasitárias, educação profissional em saúde e história da saúde. Na linha de BVS biográfica, a FIOCRUZ vem trabalhando com a BVS Adolpho Lutz e BVS Sérgio Arouca, duas importantes personalidades da saúde pública brasileira. A fonte de informação Portal de Teses e Dissertações em Saúde Pública também mereceu destaque nesta apresentação, como exemplo do trabalho cooperativo liderado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca no contexto da BVS Saúde Pública Brasil. Por fim, Ilma comunicou a renovação do tema BVS no Plano Quadrienal da FIOCRUZ 2006-2009 e reafirmou o apoio e reconhecimento da FIOCRUZ ao trabalho de cooperação técnica realizado pela BIREME em função de desenvolvimento do Modelo da BVS para promoção do acesso equitativo a informação em saúde.

Maria Imaculada Cardoso Sampaio, coordenadora técnica da BVS-Psicologia, relatou a experiência de desenvolvimento da BVS Psicologia nos países da América Latina, como resultado de ampliação da BVS Psicologia Brasil. A União Latino-Americana de Psicologia (ULAPSI) está apoiando o desenvolvimento da BVS ULAPSI, contando com a liderança e coordenação do Instituto de Psicologia da USP, a raiz do trabalho de cooperação e de Rede bem sucedido para o desenvolvimento da BVS Psicologia Brasil.

Maria Piedade Ribeiro Leite, da Escola de Enfermagem da UFMG, apresentou os antecedentes, estado atual e perspectivas de desenvolvimento da BVS Enfermagem. Fez um balanço histórico passando pela SURENF - Sub-rede Brasileira de Informação em Enfermagem e BDENF - Base de Dados em Enfermagem. A proposta atual é de resgate e fortalecimento da Rede e da base de dados BDENF, no contexto da BVS Enfermagem. Destacou ainda a fonte de informação Portal de Periódicos Eletrônicos de Enfermagem e o trabalho de atualização da indexação das revistas de enfermagem para a LILACS e BDENF.

--> Conclusões finais

O principal objetivo desta Reunião foi fortalecer os compromissos da Rede para o desenvolvimento da BVS e apresentar os novos desenvolvimentos nas metodologias da BVS.

Finalizadas as apresentações, Abel Packer convidou os participantes da reunião a se apresentarem e darem seus depoimentos sobre o evento e sobre a BVS, assim como aproveitarem a oportunidade para o esclarecer suas dúvidas. Após o pronuncipamento dos presentes, fez-se o anúncio do próximo CRICS em 2007 na cidade de Cartagena de Índias, na Colômbia, e conclamou a Rede brasileira a participar ativamente do evento.

--> Recomendações

As recomendações gerais dos participantes da Reunião foram as seguintes:

À BIREME:

- Colaborar na articulação inicial com as Representações da OPAS/OMS e mediação com as Redes de Bibliotecas nos países da América Latina para promover o desenvolvimento da BVS ULAPSI. (Instituto de Psicologia/USP)

- Desenvolver novas versões do aplicativo DirEVE e do Sistema SeCS, uma vez que a Rede Brasileira desenvolve várias fontes de informação no âmbito da BVS utilizando estes produtos. (Instituto de Psicologia/USP)

- Participar do processo de realinhamento da BVS Educação em Saúde e fortalecimento da Rede RAEM - Rede de Apoio à Educação Médica, em conjunto com a Faculdade de Medicina da USP e a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). (Faculdade de Medicina/USP)

- Reforçar a importância da participação de representantes de bibliotecas de saúde do Brasil na Reunião da Rede, enviando ofícios-convite aos diretores das instituições. (Universidade Federal de Itajubá)

- Promover o desenvolvimento da área temática Educação Física na BVS, considerando que os profissionais desta área não se vêem privilegiados com a rede de fontes de informação disponível na BVS. (Escola Superior de Educação Física de Pernambuco)

- Promover o desenvolvimento da área temática saúde indígena na BVS. Rondônia tem uma importante produção de conteúdos nesta área e tem interesse em participar ativamente na BVS colaborando para o registro e divulgação de informação nesta área. (Universidade de Rondônia)

À Rede Brasileira:

- Promover a continuidade das discussões apresentadas na Reunião e novas discussões na Comunidade Virtual da Rede de Cooperantes da BVS Brasil (http://cvirtual-bvs.bireme.br ). (BIREME)

- Buscar alternativas para potencializar os recursos materiais que temos dentro da própria rede de bibliotecas, promovendo o trabalho solidário. Esta ação é uma recomendação para enfrentar as grandes diferenças de acesso a recursos e de condições que temos no âmbito da Rede Brasileira. (FIOCRUZ/CICT)


--> Reuniões Técnicas das BVSs temáticas

Ainda no âmbito da III Reunião de Coordenação da BVS Brasil, ocorreram 4 reuniões temáticas da BVS Brasil, dentro do programa do XIV SNBU:

- BVS Odontologia - Reunião do Sistema de Informação Especializado em Odontologia (23 de outubro de 2006)

A reunião que contou com aproximadamente 20 participantes apresentou os resultados do SIEO em relação aos atendimentos SCAD, e também os resultados da cooperação técnica nas fontes de informação da BVS Psicologia. Comunicou-se o ingresso de novos centros ao SIEO, e buscou-se ressaltar a importância do trabalho cooperativo para o desenvolvimento da BVS.


- BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias - Reunião técnica (24 de outubro de 2006)

A reunião contou com a participação de profissionais da FIOCRUZ (CICT, Biblioteca de Manguinhos, CPqGM), BIREME e Ministério da Saúde. Foi apresentado o relatório de Progresso da BVS DIP e debatidas formas de cooperação técnica e inclusão de novas fontes de informação na BVS. Foi também apresentado pelo grupo propostas de atualização e ajustes na BVS como um todo, buscando aprimorar a qualidade da BVS e seus conteúdos.


- BVS Saúde Pública - Estratégias de fortalecimento da contribuição em saúde pública para as fontes de informação da BVS Saúde Pública (25 de outubro de 2006)

O encontro que buscou reunir o Comitê Executivo da BVS SP Brasil e novas institituições com programas de pós-graduação em saúde pública, cooperantes da LILACS contou com a participação de 15 profissionais representando nove instituições nacionais. Foi brevemente apresentada a história da BVS SP Brasil e o Projeto de Ampliação (2006-2007), contextualizando a reunião neste âmbito. Na sequencia a BIREME apresentou as novidades da Metodologia LILACS e resultados da atualização da categoria saúde pública no DeCS, como base para então abrir um debate sobre a importância de se aprimorar a qualidade de indexação em saúde pública na LILACS. A reunião foi finalizada com a apresentação da ENSP/FIOCRUZ sobre o Portal de Teses e Dissertações da BVS SP Brasil e formas de cooperação em suas fontes de informação, convidando as instituições presentes a colaborarem com conteúdos de suas instituições para este portal, assim como para a BVS SP Brasil como um todo.


- BVS Psicologia - IV Encontro da Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (25 de outubro de 2006)

O IV Encontro da Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (ReBAP) teve por objetivo fortalecer e integrar a Rede em torno das ações da BVS-Psicologia no Brasil e América Latina. O encontro reuniu cerca de 40 representantes da ReBAP e constituiu um momento de especial valor para o fortalecimento de vínculos entre os membros da Rede Humana que sustenta a BVS Psicologia.

Todas as apresentações estão disponíveis no site http://www.eventos.bvsalud.org/BVSBR2006/


Divulgação da BVS Brasil na Feira de Exposições do XIV SNBU

Durante a realização do SNBU, de 23 a 27 de outubro, a Rede Brasileira teve uma participação ativa no stand da BVS Brasil na Feira de Exposições do XIV SNBU. Além da distribuição de material de divulgação dos diversos produtos e fontes de informação da BVS, foram realizados 18 "cursos relâmpagos" com demonstração prática de como buscar informação na BVS, incluindo as áreas de enfermagem, psicologia, saúde pública, odontologia; história da saúde; os portais da BVS do Ministério da Saúde e da FAPESP; os novos recursos de pesquisa do Portal Regional: pesquisa por relevância, google e DeCS; Biblioteca Cochrane; além de apresentações sobre a evolução da automação de bibliotecas até a solução BVS e seus componentes, sobre as novas implementações do aplicativo LILDBI Web. Mais de 400 participantes do Seminário assitiram às demonstrações.

O stand da BVS no SNBU foi um grande sucesso de divulgação da BVS Brasil, resultado do trabalho coletivo promovido com os colegas representantes das áreas temáticas da BVS no Brasil.